Igreja Mundial de Deus Cristão ou Culto A Igreja Mundial de Deus (WCG), com sede em Pasadena, Califórnia, foi oficialmente iniciada no Oregon, no final de 1933, 1934, por Herbert W. Armstrong (1892-1986) (originalmente chamado de Igreja da Rádio De Godquot - mudou para WCG em 1968). (O quotoriginalquot WCG não deve ser confundido com a organização quot The Church of God Internationalquot em Tyler, Texas, fundada em 1978 por Herbert Armstrongs quotdisellllowshippo filho, Garner Ted Armstrong.) Uma vez que uma organização muito grande com um enorme impacto na mídia, o Armstrongism diminuiu anos recentes. No seu auge, a transmissão de radiotelevisões Armstrongs, The World Tomorrow, exibida em mais de 446 estações de rádio e televisão, foi eliminada em 1994 e substituída por anúncios em quadrinhos e programa de rádio de dois minutos. A revista Armstrongs grosseiramente maltratada, The Plain Truth, chegou a uma distribuição mensal de mais de oito milhões, mas caiu para menos de 100 mil (e provavelmente diminuirá ainda mais com a mudança de 1997 de uma base de assinatura gratuita para assinatura paga). Na revista The Plain Truth de janeiro de 1959, Armstrong afirmou que o primeiro domingo de 1934, seu ministério de rádio, foi o evento inicial inicial do cumprimento de cerca de 90 de todas as profecias na Biblequot (The Plain Truth, 159, p. 3). Além disso, quando Armstrongs transmitiu quotleled a Europequot em 1953, ele afirmou que o Evangelho foi feito pela Europa pela primeira vez em 18-12 séculos (The Philadelphia Trompette, 264, p.46). Em meados dos anos setenta, Armstrong se proclamava ele mesmo o apóstolo de deuses nos últimos dias. (Em 1979, o estado da Califórnia colocou a igreja em regime judicial sob acusações de abusos financeiros por líderes da igreja. Depois de longas batalhas na corte, os tribunais removeram a igreja da administração judicial). Assim, Armstrong viu-se como o quotendtime Elijah, o quotrestorer De quotstências perdidas para a Igreja, quot e oito de Deus para a era da Cidade Popular (veja a história sumária de Armstrong em seu volume do Mistério das idades, que ele publicou aos 94 anos e considerado como virtualmente inspirado. Ele disse que eu sinto que eu mesmo fiz Não escreva. Em vez disso, acredito que Deus usou-me na escrita.) A participação da WCG atingiu cerca de 145.000 durante a vida de Armstrong. O grupo ainda reivindica cerca de 67.000 membros em cerca de 100 países em mais de 950 congregações atendidas por mais de 1.400 pastores, mas sua participação ativa é mais próxima de 40.000. Ao mesmo tempo, a renda para o grupo totalizou mais de 200 milhões por ano, mas caiu para cerca de 70 milhões em 1984, após a perda de 1,3 milhão de renda de terno de difamação atualmente é de 28 milhões anualizados (nos primeiros oito meses de 2001 - também, as despesas excederam as receitas em 4 milhões durante este período). Em 1988, a WCG afirmou ter enviado 127 milhões de peças de literatura em 1991, informou apenas 11,4 milhões, uma redução de 80. Estima-se que as correspondências de 2001 serão inferiores a cinco milhões. (Além da The Plain Truth, a WCG também publica The Worldwide News nos EUA, a British Plain Truth na Grã-Bretanha e a Northern Light no Canadá.) A WCG ainda possui 51 acres de terra em Pasadena, juntamente com 72 edifícios, mas Toda a propriedade está à venda. (Os funcionários da sede de Pasadena caíram de 1.000 para 150. Mesmo alguns pastores foram encerrados e pastores leigos nomeados para pequenas congregações.) A WCG também vendeu o Ambassador CollegeUniversity, uma instituição credenciada, coeducacional e de artes liberais fundada em 1947 (que tinha Uma matrícula de cerca de 1.200 em seu auge), localizado em Big Sandy, Texas (cerca de 100 milhas a leste de Dallas) - a WCG fechou a instalação no final do ano letivo de 1996-1997 (597) e vendeu todas as propriedades . Naquela época, a WCG reuniu os alunos do Embaixador em uma relação de trabalho com a Universidade Azusa Pacific, juntamente com Fuller Theological Seminary (duas instituições teologicamente liberais) (12197, The Worldwide News, p. 1). Antes da morte de Armstrongs em 1986, Joseph W. Tkach, Sr. assumiu o título de Questor Generalquot da WCG. (Tkach morreu em setembro de 1995, aos 68 anos. Ele foi sucedido por seu filho, Joseph Tkach, Jr.). Desde a mudança de liderança de 1986, os observadores dos cultos podem listar cerca de 40 mudanças nas doutrinas da WCGs, bem como Uma retirada da circulação de várias obras escritas da Armstrongs. A liderança da WCG emitiu uma nova declaração de fé que, na superfície, parece aceitar a doutrina bíblica tradicional em muitas áreas. As principais mudanças são para uma posição mais ortodoxa sobre a Trindade e a salvação através da graça de Deus sozinho e não através de boas ações. A WCG também declarou que o dízimo e a observação do sábado não são mais obrigatórios. Do sábado, diz, apesar de a manutenção física do sábado não ser necessária para os cristãos, é a tradição e a prática da Igreja Mundial de Deus manter seu culto de adoração semanal no Sabbath do sétimo dia (sábado). E, embora a WCG Continua a realizar festividades anuais baseadas nas festas do Antigo Testamento, já não afirmam que estas são vinculativas para os cristãos. (Apesar das mudanças doutrinais, muitos ainda questionam a sinceridade da liderança da WCG em fazê-los - veja a nota abaixo.) Devido às mudanças doutrinárias e práticas trazidas pela nova liderança, Joseph Tkach Jr. enumera 104 organizações que se separaram de A Igreja Mundial de Deus para formar entidades separadas. (Cerca de 350 pastores na Igreja Mundial de Deus a partir de 295, mas mais de 40 desses ministros se demitiram ou foram encerrados porque não podiam aceitar o movimento das igrejas em direção ao chamado Cristianismo dominante com novas adições, no entanto, a partir de 1101 havia 334 pastores de WCG nos EUA). Essas igrejas de separação dissidentes incluem a Igreja Global de Deus, a Igreja de Deus de Filadélfia, a Igreja unida de Deus Triunfo Ministérios Proféticos (Igreja de Deus) e Igrejas cristãs de Deus. Em vários graus, tudo isso continua a promover o Armstrongism. (Veja as Notas abaixo sobre a Igreja de Deus de Filadélfia e a Igreja Unida de Deus.) Sem dúvida, sob a nova liderança, o legalismo deste culto foi moderado. Longe estão as proibições contra o uso de cosméticos, celebrando aniversários e feriados, buscando tratamento médico e casamento inter-racial. No entanto, ao examinar a nova declaração doutrinária da WCG, é difícil considerar uma declaração evangélica, muito menos fundamentalista sobre doutrinas básicas - ou seja, as Escrituras. Por exemplo, a WCG descreve a Bíblia como um registro completamente confiável da revelação de deuses para a humanidade. Pode-se perguntar se a Bíblia é uma revelação de Deus para o humanityquot ou é apenas um quotrecordquot disso. Um registro confiável para nos dizer sobre a revelação de Deus não é O mesmo que a revelação de deuses. Um fundamentalista declararia que a Bíblia é a revelação de Deus de Sua Pessoa, Suas obras e Sua vontade para a humanidade. Como existem outros casos como esse, ainda é incerto sobre o que realmente acredita a adesão da WCG nova e reconstituída , E como as defecções afetam a existência contínua do grupo original. (Olhando para alguns dos artigos em números recentes de The Worldwide News, não se reforçam as esperanças de que a clareza doutrinária da WCG não seja reforçada - os artigos vão desde o louvor de Martin Luther King. Jr. a um relato do encorajamento do amor próprio e do eu mesmo - participe de uma conferência da mulher da WCG, para um artigo orientado psicologicamente sobre como lidar com a dor por abuso infantil.) Na edição de 25 de agosto de 1986 da The Worldwide News. O artigo afirmou que a equipe dos Serviços editoriais compilou aqui, pela primeira vez em qualquer uma das publicações das igrejas, 18 verdades básicas essenciais que Deus restaurou para o seu. Igreja através de Herbert W. Armstrong. Em menos de uma década após o artigo ter sido escrito, a maioria desses Quottot foi abandonada pela igreja sob a liderança de Joseph W. Tkach. O fundamento doutrinal da Igreja Mundial de Deus foi adotado dos adventistas do sétimo dia através da Igreja de Deus - 7º dia. Armstrong acrescentou a teoria da Identidade da Teoria Moderna de Israel, que ele obteve de J. H. Allen e os Festivais Judeus, as eras da igreja e o nome quottrue da igreja dos deuses que ele pegou de G. G. Rupert (Discurso em uma conferência de idosos locais em Big Sandy, Texas, de Tkach, Jr., junho de 1994). Portanto, o que se apresenta abaixo são os destaques do que a Igreja Mundial de Deus criou oficialmente, antes de 1994 (e o que a maioria dos grupos separatistas continuam a acreditar), em comparação com a WCG sob Tkach, em relação à Divindade, salvação, céu e Inferno e profecia. Veja os seguintes artigos para uma análise atualizada das posições doutrinárias da WCGs: (1) artigo David Cloud. O que está acontecendo com a Igreja Mundial de Deus (2) As Duas Caras da Igreja Mundial de Deus, quot 1Q97, PFO Quarterly Journal e (3) Transformando a Verdade A Igreja Mundial de Deus Continua a Fazer História, 3T98, PFA Quarterly Journal: 1. GodHoly SpiritThe Trinity. (Sob Armstrong) - quot O hebraico para Deus é Elohim. Um substantivo uniplural, como as palavras família, igreja, grupo. E, na verdade, Deus não é meramente uma pessoa ou mesmo limitada a uma Trindade, mas é uma família (The Good News, February, 1979, p.1). A doutrina da Trindade é falsa. Elohim é a família divina - apenas uma família, mas mais do que uma pessoa divina. Então, o Pai eterno é uma Pessoa, e é Deus. Jesus Cristo é uma Pessoa diferente - e é Deus. São duas Pessoas separadas e individuais. Quot (The Missing Dimension In Sex. P. 32). Além disso, o Espírito Santo não é uma pessoa, mas uma força ativa que emana de Deus. Armstrong ensinou que a Bíblia revela que Quottwo Personages coexistiu e nada mais fez. Nenhuma terceira Pessoa é mencionada - não Ghostquot (Mistério das Idades. Pág. 37). Um argumento para o porquê do Espírito Santo não é uma pessoa vem da interpretação de Atos 2:18 e 10:45. Estes versículos dizem que o Espírito Santo é derramado. Armstrong explica que uma pessoa não pode ser derramada, o Espírito Santo, como a água ou um fluido, pode ser derramado. Você pode derramar uma pessoa de um para o outro - como de Deus para os que estão reunidos (Ibid., P. 47). GodHoly SpiritThe Trinity. (Sob Tkach) - Quero deixar-me resumir, e espero tornar claro esse cristal. Nossa literatura antiga ensinou que há dois seres de Deus em uma única Família de Deus, cada uma composta de Espírito Santo. Esse ensino, o que implicava que há dois deuses, não é bíblico. A Bíblia ensina que há um Deus, e não dois. A Bíblia não ensina que Deus é um nome de família, com dois Seres de Deus naquela família agora, e bilhões para vir mais tarde. A Bíblia ensina que o mesmo Deus é Pai, Filho e Espírito Santo (Relatório dos Pastores-Generais, 27 de julho de 1993, p. 4). 2. Cristo. (Sob Armstrong) - Reclamações que antes de Jesus foi concebida por Maria, Ele não era o Filho de Deus, e, portanto, não é igual a Deus o Pai - Jesus tornou-se apenas um Filho de Deus pela Sua ressurreição. Também é afirmado que o Sangue de Cristo, finalmente, não salvou ninguém, mas que se salvou apenas da pena de morte do pecado. Cristão é o Javé do Antigo Testamento (The Plain Truth, Jan. 1955, p.7). Por isso, vemos que Ele não era o Filho de Deus até Ele nascer da Virgem Maryquot (The Plain Truth. JulyAugust, 1955, p.4). O Satanás inspirou a doutrina de que Jesus não era humano, que Ele não herdou a natureza pecaminosa de Adão, que Ele não teve todas as paixões e fraquezas humanas normais contra as quais todos nós temos que lutar. Esta é a doutrina do anticristão (Ibid.). Quase notar com cuidado Deus, o Pai, não fez com que Jesus Cristo voltasse para o corpo que havia morrido (The Plain Truth, abril de 1963, p.10). Cristo. (Sob Tkach) - como Jesus, o Deus do Antigo Testamento. Uma vez que Deus é um, o que é o ponto de perguntar quem era o Deus do Antigo Testamento. Tem que ser o único Deus verdadeiro. Quem mais (Review on the Nature of God. P. 5). O Filho de Deus é uma das três hipóstases do único deus. Portanto, a hipóstasis do Filho de Deus é eterna (Relatório Geral do Pastor, outubro de 1993). Do ponto de vista dos deuses, não havia possibilidade de que Cristo pudesse pecar. Quot (Relatório Geral do Pastor, 22 de janeiro de 1991). Jesus Cristo mostrou claramente aos discípulos que depois da sua ressurreição, ele ainda tinha o corpo que Ele tinha antes de Sua morte (The Plain Truth, abril de 1994, p. 19). 3. Salvação. (Sob Armstrong) - Reivindica que a salvação é pela fé, mas que também exige obras e, como tal, o batismo na água é essencial para a salvação. Na verdade, há seis etapas necessárias para a salvação: o arrependimento, a fé, o batismo, o recebimento do Espírito Santo, a obediência e a ressurreição (o quotnew birthquot). Uma vez que a quotobediência é um dos passos necessários para a salvação, um discípulo do Armstrongism nunca pode ser seguro nesta vida - pode-se converter-se nesta vida, mas a salvação terá que aguardar uma futura ressurreição (cf. Atos 16:31, Ef. 4:30 1 João 5:13). Armstrong afirmou que o verdadeiro Evangelho havia sido perdido para o mundo a partir de 70 dC até que foi restaurado por Deus através de Herbert W. Armstrong em 1934. Nós somos salvos pela GRACE, e através da fé - não se engane com isso, mas - há Condições. As pessoas foram ensinadas, falsamente, que Cristo completou o Plano de Salvação na Cruz - quando na verdade só foi iniciado lá. As denominações populares ensinaram, apenas ACREDITE - isso é tudo o que há para ele acreditar no Senhor Jesus Cristo, e você está salvo instantaneamente. Esse ensino é falso (All About Water Baptism, p. 2, edição de 1954). Quot. Jesus lhes deu a última COMISSÃO DO EVANGELHO. Ele ordenou o batismo como uma ordenança obrigatória para esta dispensação evangélica. É aquele que é batizado que será salvo. É parte da Comissão divina - uma ordenança necessária para a salvação (Ibid., P. 5). O baptismo de água é uma CONDIÇÃO necessária para receber o Espírito Santo (Ibid., P. 8). Mas agora veja como Espírito de deus entrando e habitando em um se compara ao esperma físico que impregna o óvulo - a transmissão da vida espiritual eterna, mais tarde para produzir. Uma pessoa ESPÍRITO. A vida do Pai foi transmitida a ele. Mas nenhum embrião nem feto é YET uma pessoa nascida. Da mesma forma, o humano engendrado pelo Espírito não é, no entanto, uma pessoa ESPÍRITO. Quot (Apenas o que você quer dizer. NASCIDO novamente. P. 17, 1972 ed.). Armstrong ensinou que um crente poderia perder a salvação ao desobedecer o que Armstrong declarava ser o comando dos Deus pelo seu apóstolo escolhido. Ele escreveu: Quero deixar o ressentimento contra o governo dos deuses sobre você. AGORA, desqualificá-lo - tire você de Deus GRACE e OBJETIVO de Você, e lançá-lo em um lago de fogo (Caro carta dos irmãos, 2 de maio de 1974, página 7). Salvação. (Sob Tkach) - quot O evangelho do Reino de Deus é o evangelho da salvação em Jesus Christquot (The Worldwide News, 11 de agosto de 1992, p.4). Nossa esperança do futuro, o tempo em que receberemos a plenitude da nossa herança, nos torna mais real, já que realmente entramos e participamos da nova vida a que Deus nos chamou em Cristo agora. Worldwide News. 6 de outubro de 1992, p.1). Quot. O perdão não é resultado do batismo. Jesus perdoou pecados sem ter que realizar um batismo. Então, quando um crente recebe o Espírito Santo Quando uma pessoa acredita, ele ou ela está em Cristo, selado com o Spirit Holy Spirit (Comentários que você pode usar. NovemberDecember, 1993, pp. 21, 22). No entanto, Tkach também ensinou que os crentes podem perder sua salvação ao não serem vencedores: a sobrevivência é uma coisa, mas a superação é outra. E se não estamos interessados em superar, você pode ter certeza de que a salvação não estará lá. A salvação é uma posse presente. No entanto, isso não significa que uma vez salvo sempre guardado de qualquer forma, forma ou forma. Você tem que superar e aguentar até a conclusão (Joseph Tkach Sr. quotFeast of Tabernacles, quot 30 de setembro de 1993). Se o cristão permanecer fiel e não se afastar de Deus, sua salvação permanece firme e segura. Nesse sentido, uma vez guardado sempre salvo é certo (Relatório Geral do Pastor, 15 de maio de 1990). 4. Sábado. (Sob Armstrong) - O sábado judaico deve ser observado para manter a salvação. Também é necessário manter as festas e outros aspectos da Lei do Antigo Testamento (ver Col. 2: 16,17). Sábado. (Sob Tkach) - A manutenção do sábado não é mais necessária para a salvação. Além disso, agora está certo trabalhar no sábado por um breve período de tempo. O Sábado (sábado) ainda é o dia da WCG de adoração corporativa. 5. Nascido de novo. Reivindica que o termo quotwn againquot refere-se a uma ressurreição física, e não ao nascimento espiritual - quotreceivingquot Christ significa simplesmente ser quotconceived. quot Reivindica também que Jesus Cristo teve que nascer de novo. 6. Segunda chance de salvação. (De Armstrong) - Aqueles que quiseram acreditar nessa vida terão uma segunda chance na próxima vida - que ressuscitarão no final do Milênio e darão outra oportunidade de acreditar no Evangelho (cf. Romanos 2: 12-15 2 Coríntios 6: 2 Heb. 9:27 Rev. 20: 11-15). Segunda Chance de Salvação. (Sob Tkach) - A WCG ainda ensina uma variação do princípio do quote segundo chance - o conceito não bíblico de "evangelização pós-morte": é a crença da Igreja Mundial de Deus que o Senhor fez provisão justa no Juízo para os não evangelizados Mortos, e que muitos responderão ao seu Salvador ressuscitado e glorificado na fé e serão salvos, enquanto o resto será condenado (112001, site da Internet WCG). 7. Céu e inferno. (Sob Armstrong) - Nega a promessa bíblica do céu para os crentes. Em vez disso, os crentes passarão a eternidade com Cristo na Terra. Da mesma forma, o inferno é reservado apenas para Satanás e seus demônios, enquanto os ímpios são aniquilados, isto é, eles não sofrem o tormento eterno no lago de fogo (Apocalipse 19:20 20:10, Mateus 25:46). Céu e inferno. (Sob Tkach) - A nova WCG ainda rejeita o conceito bíblico de punição eterna. 8. Soul Sleep. Reivindica que a alma é mortal, isto é, morrerá e que não há existência consciente entre a morte e a ressurreição. (Este é o mesmo ensinamento que as Testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo Dia - cf. Lc 16: 19-31 2 Cor. 5: 1-8 Fil. 1: 23,24 1 Tessalonicenses 4:14.) 9. Tithed forçado. (Sob Armstrong) - O dízimo é necessário, e em ocasiões especiais, dando um dízimo do dízimo do dízimo (ou seja, um sistema de três dízimos, 30). Dízimo. (Tkach) - O dízimo não é parte da Nova Aliança e os cristãos não são obrigados a obedecer as leis do dízimo. Mas quando a renda caiu, a WCG explicou rapidamente que a nova doutrina significa que os membros não se restringem a dar apenas 10% de sua renda (ou seja, eles deveriam agora dar mais). Isso não representa uma mudança real, porque a WCG sob Armstrong também disse aos membros que não só pagassem seus dízimos, mas também oferecessem ofertas generosas. Além disso, a nova WCG voltou às velhas técnicas de manipulação de dizer aos membros que Deus os abençoará por dar, Deus os ordena para dar, e a WCG, com seu único ministério, é de necessidade financeira. 10. Israelismo britânico Angelo-Israelismo. (Sob Armstrong) - Considera as dez maiores tribos de Israel como a chave para a profecia. Reivindica que o Judahquot e Quatraelquot sempre se referem às duas nações separadas, e que os habitantes da Grã-Bretanha são da tribo de Efraim, enquanto os habitantes da América são da tribo de Manassés. (Armstrong nunca explicou como um Britisher, ao imigrar para os Estados Unidos, muda da tribo de Efraim para a tribo de Manassés.) Reivindica que os anglo-saxões brancos são o povo de Deus escolhido. Israelismo britânico Anglo-Israelismo. (Em Tkach) - No final de 1995, a igreja rejeitou oficialmente a doutrina de que os anglo-saxões desciam das tribos de Israel. Nota sobre a sinceridade das mudanças doutrinais de WCG: ao longo da citação de WCG, uma questão que precisa ser cuidadosamente avaliada é: São as mudanças mera representações externas ou verdadeiras persuasões internas. Robert L. Sumner observou com astúcia que as quotchanges de Church of Gods em todo o mundo parecem mais convenientes do que convicções. Em seu artigo de 1997, o Armstrongs Cult Now Orthodox, ele escreve: "Ao passar por sua alegada metamorfosa de Um verme para uma borboleta, os líderes mudaram repetidamente e modificaram suas declarações para agradar seus guias. Por exemplo, no que diz respeito à Trindade, especialmente no que diz respeito ao Espírito Santo, eles concordariam entre si em relação a uma posição, depois vão para aqueles a quem eles estavam tentando agradar, dizendo: Como é isso que este responderia, Não vai longe o suficiente. Então, eles voltariam para a mesa de desenho e faziam as mudanças sugeridas, então voltassem para perguntar: agora, o que você acha? Esse tipo de doutrina de doutorado não é aquilo que os verdadeiros crentes da Bíblia são feitos, nem as coisas que podem ser chamadas de convicção ortodoxa (Evangelista bíblico, novembro-dezembro de 1997, pág. 7 e reproduzido em um folheto de imprensa do evangelho bíblico 2000, pp. 10-11). Mais dois problemas inquietantes ainda dão uma pausa: as igrejas continuaram parentesco com seu fundador, Herbert W. Armstrong, e sua convicção de que a doutrina e a prática do passado não o separavam do Corpo de Cristo. Quanto ao primeiro, muito está sendo feito pela hierarquia das igrejas que os críticos não serão satisfeitos até que os ossos de Herbert W. Armstrong sejam exumados e queimados. Este é um grave exagero, para dizer o mínimo. Todos devem estar profundamente preocupados com as reivindicações e alusões contínuas às cotas de Armstrong de um ministro de Jesus Cristo. É inconcebível para nós quanto à quantidade de falsa doutrina, falsa profecia e práticas abusivas desse homem que teve que ser alterado e ou Camuflada, e para essa organização continuar promovendo-o com tanta reverência. O motivo mais importante para a cautela é Mateus 7: 15-20. Jesus identificou grupos cultuais e aberracionais como quotfalse profetas. Ele disse que os conheceríamos por seus frutos (v. 16) e que uma árvore podre não produz bons frutos (v. 18). No entanto, a liderança da WCG hoje está nos dizendo que o quotchurchquot é capaz de produzir bons frutos. Tiveram que retrabalhar e relegar seu histórico de árvore para uma imagem quotgood treequot, que só precisa de um pouco de cuidado e algumas podas e fertilizantes. Contudo, Jesus disse: Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo (v. 19). Ele não nos disse para coagular, podar e cultivá-lo. Nota sobre a Igreja de Deus de Filadélfia: Simon-pure Armstrongism está sendo perpetuado de maneira muito eficaz e ampla pela Igreja de Godchild, fundada em 1989 e com sede em Edmond, Oklahoma. O quotsplinterquot de Oklahoma é liderado por Gerald Flurry, um devoto de Herbert Armstrong, que foi quotfiredquot pelo grupo de Pasadena pelo desacordo com a nova direção tomada pelo sucessor de Armstrongs, Joseph W. Tkach, Sr. (The Philadelphia Trumpet, 197, p. 17). Flurry e cerca de uma dúzia de outros lançaram a Igreja de Deus de Filadélfia no sábado Sábado. De 16 de dezembro de 1989 em uma casa, e, desde então, subiu para 6.000 membros em 115 países, presumivelmente incluindo muitos seguidores de longa data de Armstrong que também rejeitaram as quotchangesquot da sede de Pasadena. O grupo de Filadélfia publica mensalmente a Trombeta de Filadélfia (circulação de cerca de 80.000), que replica Armstrongs The Plain Truth e True Education. Uma revista trimestral para jovens. Flurry considera o fundador tardio como o quotendtime Elijahquot da Profeta Bíblica. A Flurry não é apenas totalmente dedicada às reivindicações e ensinamentos de Herbert W. Armstrong, sua maneira de falar é muito imitativa do alegado quotendtime Elijah. Ele alega que a A Igreja mundial de Deus original já fez quot40 grandes mudanças doutrinais a partir das considerações restauradas para a igreja através do Sr. Armstrongquot (TPT, 197, p.18). Um folheto intitulado WCG Doctrinal Changes and the Tragic Results é publicado pela seita Flurry-conduzida, e está sendo usado para chamar os Old Armstrongites que aceitam as quotrestored verdades perdidas para a Igreja ao longo dos séculos. Restaurado para a Igreja durante o ministério do Sr. Armstrongs (TPT, 1296, p. 24). Gerald Flurry imitou o ministério de Armstrong de outras maneiras. Semelhante ao antigo programa de televisão The World Tomorrow, Flurry exibe um programa de televisão semanal chamado Key of David. O programa é transmitido para mais de 400 milhões em todo o mundo. O programa Key of David oferece inúmeros livros gratuitos em seu site. A maioria desses livros são escritos por Flurry, mas vários são de Armstrong e Steven Flurry (filho de Gerald Flurrys). Flurry começou a republicar os livros de Armstrong, mas foi desafiado no tribunal pela WCG. Um tribunal federal ordenou que a Flurry cessasse a publicação do material de Armstrong em setembro de 2000. Flurry segue as teorias de Armstrongs tão perto como qualquer um dos seguidores dos líderes mortos. O israelismo britânico, a guarda do sábado, que contém os Dez Mandamentos como condição de salvação, o batismo como condição de salvação, e partidas semelhantes de quotortodosóxica, são tanto uma parte do rigor como o artronicismo. As observações de Flurry, como o Sr. Armstrong estava certo Essa declaração declarando-se o quotendtime Elijahquot, então essas palavras fluíram da mente do Deus vivo, todo poderoso (TPT, 297, p.1). Flurrys próprio quotMalachis Messagequot foi usado para descrever os apostóticos Armstrongites do que ele chamou de quatfiladelphia. Fonte: Bob Ross, Pilgrim Publications, 297. Desde a morte de Armstrong, Flurry ensinou que a Bíblia profetizava que o WCG mudaria de direção Como fez. No entanto, isso não quer dizer que a verdade seja perdida. Quando a Igreja de Deus se desvia, Cristo repreende-o. Se eles não conseguem se arrepender, então ele remove a lâmpada e levanta outra Igreja ou Trabalho. Obviamente, Flurry acredita que quotother churchquot é a Igreja de Deus de Filadélfia. Em um discurso público, Flurry afirmou que Armstrong cumpriu o papel representado em Mateus 24:14: e este evangelho do reino será pregado em todo o mundo. Quero e o versículo subseqüente descreve o sucessor da WCG, Joseph Tkach Sr., quando você vê em pé no lugar sagrado a abominação que causa a desolação. Tkach está de pé no lugar sagrado porque se tornou o Pastor Geral da WCG depois que Armstrong morreu. Ele é a abominação da desolação porque mudou as doutrinas que Armstrong restaurou. De acordo com Flurry, o tempo entre a morte de Armstrong e Flurrys restabelecendo a verdade é retratado em Daniel 8. O versículo 14 indica que 2.300 noites e manhãs passarão antes que o santuário seja limpo. Depois de explicar que 2.300 realmente se refere a 1.150 dias, Flurry revela que esse era o período de tempo entre a morte de Armstrong e a escrita de seu livro, Malachis Message To Gods Church Today. Finalmente, Deus está testando seu povo com as mudanças na WCG: a igreja de Deus foi inundada com Sua preciosa verdade. Agora, Deus verá se APENAS FALAMOS sobre fé - ou REALMENTE VIVEM POR FÉ - pela Sua Palavra. Lembramos o que nos ensinaram e vivem por volta do texto Nota sobre a Igreja Unida de Deus: em junho de 1995, um grupo de pastores de maior ranking da WCG, com 12.000 membros, organizou uma nova denominação chamada Igreja unida de Deus. Esta nova igreja - anunciada no final de uma conferência de quatro dias em Indianápolis - é liderada por David Hulmes, de Pasadena, que renunciou à WCG após 23 anos como evangelista e diretor da Embaixada Performing Arts Foundation. A nova United Church of God agora tem mais de 360 igrejas em 43 países (230 nos EUA) e reivindica aproximadamente 20 mil membros. Ele também exibe uma transmissão de rádio semanal em 11 mercados de mídia (quot Good News Radioquot) e publica a Revista Good News. Uma revista bimestral. Voltar ao texto O que está acontecendo com a Igreja de Deus mundial Muitos líderes evangélicos bem conhecidos e organizações de observação de culto aceitaram a liderança da nova Igreja Mundial de Deus como irmãos em Cristo e pediram aceitação da organização. Hank Hanegraaff, presidente do Instituto de Pesquisa Cristão. Tem brilhado em elogiar as mudanças que ocorreram na WCG. Um artigo no 10295 Christianity Today foi muito positivo em relação ao quotpost-Armstrong Worldwide Church of God. O artigo observou que a WCG reformada foi aceita por faculdades do Regent College, Fuller Seminary e da Azusa Pacific University, todas as instituições liberais. David Neff, um editor do Christianity Today, lamentou o fato de que muitos cristãos tardaram em receber a WCG com os braços abertos: quase, os cristãos fora da WCG desconfiaram e demoraram a estender a mão direita do companheirismo. A Associação Nacional de Evangélicos (NAE) também aceitou o novo WCG com status de membro completo. Embora a liderança da WCG tenha reiterado oficialmente sua doutrina de uma forma mais bíblica, é impossível saber quantos membros ainda se apegam ao Armstrongism. Um relatório de 1995 de Phillip Arnn no The Watchman Expositor observou que Tkachs pede aos ministros da WCG para pregar a nova posição doutrinária sobre a Trindade que foi atingida pela hostilidade: uma dessas mudanças foi uma bomba lançada em julho de 1993 com a adoção de uma forma Da Trindade como a declaração oficial sobre a natureza de Deus. Embora a mudança tenha ocorrido há mais de um ano, muitos ministros de campo não conseguiram explicar a nova posição aos membros da igreja. Armstrong ensinou que a doutrina da Trindade era falsa, e Deus era uma família. Ministros e membros foram ensinados que Deus estava se reproduzindo e eles tinham o potencial de se tornar deuses. A MUDANÇA FOI COM A HOSTILIDADE DOS MINISTROS E DOS MEMBROS ALIKE. Muitos não estão dispostos a desistir da Verdade que receberam da Armstrong. Watchman recebeu inúmeros relatórios de membros e ministros que estão dizendo que não podem entender a Nova Aliança sendo pregada por Tkach. Esse fato deve ser levado em consideração ao determinar o posicionamento a ser levado em consideração para a Igreja de Deus mundial reformada. Enquanto pelo menos alguns dos líderes hoje rejeitaram o Armstrongism, muitos deles não têm. É uma multidão mista em todos os sentidos do termo. WHAT ABOUT SALVATION Many things about the reformation occurring in the Worldwide Church of God are confusing. The first area of concern pertains to salvation. When were the members of the Worldwide Church of God born again Since Armstrong plainly denied that salvation is by grace alone through faith alone, and that works are a necessary part of salvation, they could not have been saved under Armstrong -- no person can be saved through a false doctrine of salvation. If WCG members claim that they have always been saved, then they are not to be believed. That judgment is not mine. It is based on the testimony of the Word of God. Those who openly deny the testimony of Scripture, as Armstrong and his followers have done, prove that they are not taught of the Spirit (1 John 2:19,20). Now some Worldwide Church of God leaders are attempting to follow Bible doctrine. That is wonderful, but we still ask quotWhen were they savedquot The Bible says they could not have been saved under Armstrongism. Doubtless, some members did not accept all of the tenants of Armstrongism, but it is also doubtless that most of the members did accept Armstrongs doctrines OR THEY WOULD NOT HAVE JOINED SUCH AN UNSCRIPTURAL MOVEMENT. WHEN DID THIS STRANGE ENTITY, WITH ITS BLASPHEMOUS HERETICAL HISTORY, BECOME A TRUE NEW TESTAMENT CHURCH A second area of concern we have pertains to the Worldwide Church of God as a church. One has to wonder -- when did this strange entity, with its blasphemous heretical history, become a true New Testament church The fact is that it was not a true church under Armstrong, and it is not a true church today. It is a religious organization, but it is not a New Testament church. We can understand how denominational structures can tentatively accept the WCG as a church, because the denominations themselves are unscriptural. It is not surprising that denominationally-minded men can accept the Worldwide Church of God as a quotchurch, quot but we cannot. It is not a New Testament church. If the leaders of the WCG want to obey the Word of God, let them disband their unscriptural organization and exhort their members to get saved and to join sound churches. By attempting to reform an unscriptural organization which has such a wretched and apostate history, the leaders of the WCG are creating tremendous confusion. MORE ECUMENICAL CONFUSION As the WCG tries to evolve from its cultic position to one that is more orthodox, we soon find that they are being drawn in by the ecumenicalcharismatic crowd. In the closing paragraphs of an article, Tkach says that, quotWe are grateful for those fellow Christians -- Hank Hanegraaff (Christian Research Institute, successor to Walter Martin), Ruth Tucker (a participant of Christians for Biblical Equality, an organization that puts women on the same par with men in the ministry), David Neff (Executive Editor of Christianity Today ), William G. Brafford, and friends at Azusa Pacific University, Fuller Theological Seminary, Regent College and elsewhere -- who have extended the hand of fellowship to us as we sincerely seek to follow Jesus Christ. quot We will not question the sincerity of Tkach and the WCG, but we do question those with whom they have aligned themselves. Christianity Today editor David Neff, after commending the WCG leadership for its courage in pursuit of truth, concluded his article on the WCG with the following words: quotCan we now welcome their people into this transdenominational fellowship we call evangelicalismquot (Neff, quotThe Road to Orthodoxy, quot Christianity Today, Oct. 2, 1995). Therein lies the problem Ecumenism in a nutshell, if you will. Neffs description of evangelicalism as quotthis transdenominational fellowshipquot is precisely what evangelicalism has become, and it is an utterly unscriptural concept. Modern evangelicalism represented by Christianity Today and its sister publications and institutions is not following the Bible. It is following a philosophy called quotNew Evangelicalism quot which was formulated 50 years ago by men who had rejected Biblical Christianity for a worldly-minded, positive-emphasis Christianity. Modern evangelicalism is proud of its intellectual accomplishments, but is spiritually blind. This same Christianity Today examined the teachings of Robert Schuller a few years ago and declared that he is not a heretic. This same Christianity Today has argued that the Roman Catholic Church should not be called a cult and that there is such a thing today as an quotevangelical Catholic. quot This is an incredible lack of spiritual discernment. Modern evangelicalism will accept the reformed Worldwide Church of God as a genuine church, but that is not surprising. It appears that the reformed Worldwide Church of God is going to fit right into the ecumenical movement of these last hours. The ecumenists will receive them and not be overly concerned about when or if they were born again, and the WCG will add just a little more confusion to an already confused ecumenical stew. We conclude by repeating our earlier statement: If the leaders of the Worldwide Church of God want to obey the Word of God, let them disband their unscriptural organization and exhort their members to get saved by trusting the finished atonement of Jesus Christ and to join sound New Testament churches. By attempting to reform an unscriptural organization which has such a wretched and apostate history, the leaders of the WCG are creating tremendous confusion. A Personal Note from a Former Worldwide Church of God Member David Covington was a member of the WCG for 25 years and was in the full-time ministry for five of those years. He was pastor of the Roanoke and Lynchburg, Virginia, congregations and was a contributing writer to the WCGs Plain Truth magazine. In May 1996, Covington resigned because, quotafter 19 months of addressing these issues with the WCGs administration, it became apparent that I was actually enabling a sick system that does not desire genuine change for Jesus. quot Referring to pastor General Joe Tkach Jr. Mike Feazell, director of Church Administration, and Greg Albrecht, editor of The Plain Truth, Covington writes: quot. I am convinced you arent even capable of seeing, much less addressing the genuine problems. I compare the 1996 WCG to a husband who used to beat his wife seven days a week and now has cut back to four. And, the wife is supposed to be satisfied with his progress Worse still, hes holding seminars on domestic violencequot Addressing why outside observers are reporting that genuine repentance has taken place in the WCG, Covington points out, quotThese observers cannot possibly understand what it is like to be a member of this church. They miss the dynamics of this system which remains abusive. quot Covington also points out continuing doctrinal problems: quotThe WCG still rejects the doctrine of eternal punishment, holds observances on the Jewish Sabbath and festivals. and teaches as doctrine the debatable matter of post-mortem evangelization i. e. those who are not saved in this life still have a chance to be saved in a future resurrection. I would add that the abusive heretic, Herbert W. Armstrong, continues to be regarded as a minister of Jesus Christ. quot Covington also disputes the WCGs profit motive: quotI have long said that the WCG exists to perpetuate itself and profit its leaders. Observers might argue that this is not true of the new WCG as evidenced by the loss of members and income due to its doctrinal correction. But while employed by the WCG, I was told that the charges were being made to shed the cult image and to shift Plain Truth readership to a market more likely to donate. I know you Tkach say that you have lost members and income by the changes you have made. However, your power and prestige have not been abated. In fact, you have now had opportunity to speak before hundreds of denominational leaders, be interviewed on radio with James Kennedy and Hank Hanegraaff. obtain several book contracts, and that in addition to your planned radio program (and aforementioned pay increase). You did not possess anywhere near this kind of prominence before. quot Covington concludes that he quot. hopes that observers of the WCG will begin to see the complexity of the issue of an abusive cult becoming a healthy, orthodox church. It is not as simple as changing a few doctrines and mouthing some evangelical sounding phrases. quot This personal note has been excerpted andor adapted from an article in the 1Q97, PFO Quarterly Journal . quot The Two Faces of the Worldwide Church of God. Biblical Discernment Ministries - Revised 1101Worldwide Church of God Worldwide Church of God , Adventist church founded in 1933 as the Radio Church of God by Herbert W. Armstrong (18921986), an American newspaper advertising designer. Until the mid-1990s the church taught a non-Trinitarian theology, held Saturday worship services, and preached the imminent return of Jesus Christ . Armstrongs study of the Bible led him to conclude that it was the inspired word of God, that Jewish holy days, festivals, and dietary restrictions (Leviticus 11) should be observed, and that the Sabbath should be honoured on Saturday. He joined a branch of the Church of God (Seventh Day) that practiced Sabbatarianism (Saturday worship), and soon afterward he adopted British Israelism, the notion that the Anglo-Saxon people are the descendants of the biblical Ten Lost Tribes of Israel. In 1933 he established an independent radio ministry in Eugene. Ore. the Radio Church of God, and a magazine, The Plain Truth . to disseminate his ideas. In 1947 Armstrong moved to Pasadena. Calif. where he oversaw the continued growth of the church and changed its name to the Worldwide Church of God. Along with British Israelism and anti-Trinitarianism, Armstrong also taught that members of his church should not vote, serve in the military, remarry after divorce, or celebrate Christmas. Easter. or birthdays. In the 1960s he established a television ministry, The World Tomorrow, which specialized in biblical interpretations of contemporary events and featured his son, Garner Ted Armstrong. Although Herbert Armstrong offered the magazine and all of his teaching literature for free, he accepted donations and expected his followers to pay a tithe for the general support of the church. His financial supporters formed the core of the church, which grew to more than 100,000 members by the time of Armstrongs death. Problems plagued the church during the 1970s. Garner Ted Armstrong left the church after being accused of sexual immorality. Church ministers advocated an easing of strict dietary rules and fiercely debated the question of marriage after divorce. Authorities in California briefly turned the church over to a receiver following accusations of financial mismanagement, and critics branded it a cult. Joseph Tkach (died 1995), Armstrongs appointed successor, became head of the Worldwide Church of God following the founders death. Tkach began to move the church toward mainstream Christianity. a process that his son and successor, Joseph Tkach, Jr. carried to its logical conclusion. By the late 1990s the church had dropped all of Armstrongs unique doctrines, including his British Israelism and his non-Trinitarian theology. After adopting orthodox Christian beliefs, the church was admitted to the National Association of Evangelicals in 1997. The change caused several of the churchs leading ministers to found rival churches based on Armstrongs original teachings. In the early 21st century the church claimed some 64,000 members in 90 countries around the world. Bibliography More About This Topic
Comments
Post a Comment